way2themes

Pilates e suas maravilhas

Por: | terça-feira, janeiro 27, 2015 Deixe um comentário


        Minha história com o Pilates foi bem maluca, pois eu corria as léguas. Achava que não iria gostar nunca, e que não iria conseguir fazer. Até que fui surpreendida pela receita de dois médicos de diferentes especialidades. Um neurologista e um ortopedista. Estranhei, ambos solicitaram que eu fizesse como exercício físico O PILATES. Tipo, um choque! Como assim pilates pra controle de ansiedade e pra melhorar escoliose lombar? Tem certeza doutor??? Então fui na internet pesquisar mais sobre o que era pilates e o que tinha a ver uma coisa com a outra, porque não dava tempo pra questionar os médicos.
         Daí, encontrei inúmeros motivos, e percebi que se tratava, de fato, de algo que me ajudaria bastante. Rodei, rodei (medo e preguiça de tentar), mas não deu outra, se eu queria melhorar precisa encarar o desafio. E agora?  MOTIVOS PARA ESCOLHER O PILATES NÃO FALTAM!!! A atividade combate dores, estresse, melhora o desempenho em corridas, a postura, estimula a coordenação motora, trabalha os músculos e melhora a flexibilidade. Além de tudo, o método ter como princípios a respiração completa, a ativação do centro de força (músculos abdominais), a exatidão, o domínio, a fluidez e a concentração.
         Posso dizer que estou amando pilatear, mesmo no início já observei melhoras.
      Devido os exercícios obedecer um ritmo respiratório que exige concentração, quem pratica adquire um poder maior de controle sobre o corpo, o que possibilita lidar melhor com situações de estresse, ansiedade e nervosismo.
      Outro procedimento eficaz no Pilates são os exercícios que promovem o realinhamento da coluna e o fortalecimento da musculatura abdominal, combate dores, principalmente nas costas, já que os exercícios de fortalecimento e alongamento direcionados para partes específicas do corpo contribuem para a reabilitação de diversas patologias.
       Como o Pilates trabalha a musculatura respiratória e a concentração, correr pode se tornar uma atividade mais prazerosa e com resultados mais rápidos. Pode até não parecer, mas a corrida é uma atividade que exige certa técnica. De modo que ao realizá-la sem estar preparado ou de maneira incorreta pode causar diversos danos ao corredor, e é nesse ponto que o Pilates serve de grande ajuda. Além disso, a consciência corporal desenvolvida acaba por auxiliar o equilíbrio do praticante e o alinhamento do corpo.
  O método do Pilates desenvolve o fortalecimento muscular, e é realizado de forma global e não segmentar. Durante os exercícios ocorre a ativação simultânea de diversos grupos musculares e há uma integração dos músculos principais, secundários e posturais. Sendo assim, as articulações também são estimuladas.
        Há também os exercícios voltados para a melhora da flexibilidade, que são aqueles que enfatizam o alongamento global do corpo. Por meio do Pilates, é possível adquirir também equilíbrio e melhor percepção espacial dos objetos em relação a si mesmo. Ou seja, eu que sou bem estabanada, estou melhorando nisso também.
       Segredinho, pilates é um exercício super democrático, pois acolhe, seja crianças, jovens, adultos, idosos, homens, mulheres, gestantes. Tipo, faz um bem danado.
       Seja por problema de saúde ou estética, PILATES é uma atividade completa que traduz no corpo e na mente um bem-estar que não sei explicar. 
       E pra provar, olha eu aí PILATEANDO!!!!



FICA AÍ MINHA DICA DE HOJE! BJKS!





0 comentários:

Postar um comentário